Sujeira e graxa reduzem a vida útil da correia. As correias devem ser limpas ocasionalmente com um pano seco para remover qualquer acúmulo de material estranho. Se as correias forem expostas a graxa e / ou óleo, limpe-os com clorofórmio de metila ou água e sabão. Produtos de limpeza inflamáveis, como gasolina devem ser evitados por uma questão de segurança.
Embora as correias em V sejam resistentes a óleo, uma limpeza ocasional ajudará a prolongar sua vida útil.
Sob nenhuma circunstância o uso de emendas é recomendado em uma correia em V. O efeito corretivo é apenas temporário. É muito melhor manter os cintos e ranhuras da unidade limpas.
Usar protetores de correias em V: Os protetores de correia protegem o pessoal e o próprio acionamento. Eles definitivamente devem ser usados em atmosferas abrasivas para proteger a unidade de areia, lascas de metal e outros materiais estranhos. No entanto, um cuidado a ser observado, é a ventilação adequada, tendo em vista que esses protetores tendem a contribuir com o aumento da temperatura no sistema.
Verifique-os periodicamente quanto a danos e folgas ou parafusos de montagem ausentes. Isso pode fazer com que as correias entrem em contato com a proteção causando falhas. Bons protetores, corretamente instalados, contribuem com a redução da abrasão sobre as correias em V.
Porém, em ambientes onde materiais abrasivos são comuns - em máquinas para processamento de rochas, moedores, fundições, etc. – acionamentos devem ser inspecionados frequentemente quanto ao excesso do desgaste das correias e das polias.