Interferência do ambiente na conservação de correias transportadoras

As correias transportadoras são um elo dentro de um sistema de produção mais amplo. Normalmente responsável pelo transporte de materiais, seja matéria prima para uma linha de produção, ou no transporte de produtos acabados para meios de transporte, as correias transportadoras estão sempre envolvidas em ambientes com outros maquinários e processos.

Essa interdependência de outros processos juntamente das correias transportadoras tende a gerar algumas situações adversas, envolvendo quebras em função de contaminação, além de todo o impacto causado na parada de um de seus componentes. Daí a necessidade da elaboração de um bom plano de manutenção preventiva dos componentes, buscando se antecipar à uma falha, minimizando os riscos de paradas técnicas não programadas.

Em algumas situações as aplicações das correias transportadoras encontram um ambiente bastante agressivo, contaminado com particulados em suspensão que causam desgaste abrasivo em eixos, engrenagens, redutores, componentes elétricos. Outras empresas trabalham com a presença de calor, temperaturas elevadas por desmoldagem de peças fundidas, por transporte de peças forjadas, causando um desgaste acelerado nos equipamentos. Há situações bastante críticas que combinam calor com ambientes contaminados.

As correias transportadoras são constituídas por diversos elementos. Quando ocorre uma quebra ela se dá em um elemento específico, podendo ser o rompimento da correia, quebra de rolamentos, quebra da estrutura de sustentação, eixos, etc, interrompendo o funcionamento da máquina e, consequentemente, de todo o sistema envolvido.