O bom desempenho da indústria no Rio Grande do Sul e a perspectiva de crescimento para os próximos meses movimentam os empresários do setor. Um dos sinais desse cenário ocorre no âmbito das compras industriais. Esse indicador cresceu 13% em agosto na comparação com o mês anterior na última edição do Índice de Desempenho Industrial (IDI-RS), aferido e divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs).
Em agosto, o IDI-RS cresceu pelo terceiro mês consecutivo, com avanço de 1,9% ante julho. O índice está 7,7% acima do nível pré-pandemia. No ano, o indicador aumentou 16,8% na comparação com mesmo período de 2020. O segmento de máquinas e equipamentos ocupa lugar de destaque dentro dessa escalada (veja mais abaixo).
O vice-presidente da Associação Brasileira de Indústria de Máquinas e Equipamentos no Rio Grande do Sul (Abimaq-RS), Hernane Cauduro, afirma que o crescimento do setor ocorre diante de uma base fraca após a crise de 2013. Em relação ao bom momento atual, Cauduro cita a influência dos novos hábitos das famílias em meio à pandemia. Busca por bens duráveis e mudanças na alimentação e no lazer aumentam a demanda de produção, segundo o dirigente.
O bom momento da agricultura ajuda o setor no ramo de máquinas e implementos agrícolas. O presidente do Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas no Rio Grande do Sul (Simers), Claudio Bier, afirma que os bons resultados da safra somados ao preço favorecido pelo câmbio ajudam a explicar esse movimento. A busca por tecnologia para otimizar a produção no campo também entra nesse cenário, segundo o dirigente.
O economista-chefe da Fiergs destaca que a projeção de avanço da produção é baseada na normalização da economia diante do aumento da vacinação. Consequentemente, o bom momento do setor de serviços diante do controle sanitário também entra nesse movimento, segundo Nunes. O setor é um dos protagonistas na contratação de mão de obra atualmente e tem espaço para retomar após o período mais complicado da pandemia, segundo especialistas.
Fonte: https://gauchazh.clicrbs.com.br/