Como já falamos em outros posts, as correias em V precisam de alguns cuidados quando forem instaladas, além de necessitarem de uma manutenção cuidadosa ao longo do tempo, garantindo sua vida útil. Recomendamos que os clientes tenham uma atenção especial para evitar tensionamentos nos sistemas de suas correias em V, o que pode ocasionar uma redução no consumo de energia.
Nós aconselhamos que para manter a qualidade das correias em V, o cliente precisa esperar que nas primeiras horas depois de instalada haja uma acomodação natural das correias nas polias, em conjunto com o restante do sistema, garantindo o bom funcionamento natural. Além disso, há uma correção natural de pequenas diferenças de comprimento, que serão acomodadas durante um curto período de tempo.
Quando as correias sincronizadas são instaladas recomendamos um procedimento preventivo junto ao sistema. Ao começar um trabalho com as novas correias em V, existe um processo natural de acomodação das mesmas junto ao sistema. É necessário que as deixe trabalhando por um tempo. Após este período, deve-se parar o sistema, verificar se está tudo certo e refazer o tensionamento das correias conforme o padrão.
Este tipo de tensionamento em suas correias em V garante uma redução considerável em possíveis paradas futuras para manutenção, evitando problemas excessivos durante a vida útil das correias. É visível o ganho considerável na produção se essas dicas forem seguidas à risca, garantindo também um aumento na vida útil das correias em V.