As correias industriais são responsáveis por diversos processos em uma indústria, boa parte deles, envolvendo transmissão de potência. Por estarem presentes em tantas aplicações as correias industriais acabam por ser um item de extrema importância, seja por suas aplicações ou pelos custos referentes à sua substituição.
Apesar disso, boa parte das quebras ou desgastes que demandam as trocas das correias está longe de ser decorrente de um processo natural de desgaste. A maior parte das causas de quebras poderia ser evitada com a observação de recomendações simples.
As correias industriais funcionam com base na transferência de força entre eixos, normalmente com o uso de polias. O contato entre essas superfícies exerce uma considerada tensão. Essa tensão tende a “amplificar” a ação de qualquer contaminante externo.
A presença de poeira, areia ou quaisquer outras partículas, em contato com a correia, ao serem pressionadas entre a área de contato da polia com a correia tende a intensificar seu grau de abrasividade, contribuindo com o desgaste precoce das correias.
Um tensionamento excessivo também é outro fator de desgaste prematuro. A tensão excessiva provoca o rompimento de componentes estruturais, muias vezes não observado por se tratar de estruturas internas.
A não observação da capacidade de carga suportada pela correia também é um fator que reduz consideravelmente sua vida útil.
A Bormax conta com uma equipe de consultores treinada para lhe ajudar na definição da melhor correia para seu projeto. Entre em contato conosco e conheça toda a linha de correias industriais.