Para dar continuidade aos benefícios das correias sincronizadoras, que além de maior produtividade, existe também a questão da elasticidade. As correias não esticam e com isso a manutenção que é feita sempre em outros tipos de serviços não precisa ser feita frequentemente, abaixando o custo de reparos. A massa das correias também é menor e possuem menos calor, o que as fazem ter um arraste mínimo se comparada com as correias em V.
As correias sincronizadoras também apresentam uma eficiência quando o assunto é gastos. Cerca de 98% do funcionamento das correias é feito quando o trabalho está sendo executado, isso ocorre devido a flexibilidade da correia, a sua sincronização e também a questões de lubrificação, que não são necessárias.
Com uma alta eficiência das correias sincronizadoras, as horas de trabalho aumentam e consequentemente o número da produção também, uma vantagem para o produtor que procura sempre uma qualidade do trabalho alinhado com um bom desempenho de suas máquinas.
Para que a instalação das correias sincronizadoras seja feita, é importante a análise de um técnico onde ele possa avaliar os pontos positivos e os pontos negativos do novo sistema. A listagem dos pontos é importante para seguir também a necessidade da empresa na hora da instalação das correias sincronizadoras.