A manutenção das correias sincronizadoras precisa ser feita regularmente, caso contrário as correias podem se desgastar e a queda do desempenho pode ir à tona. Para que a manutenção seja feita, é importante ficar a tento a detalhes como aparecimento de pontos oleosos nas correias, pontos macios ou até mesmo o desgaste das correias sincronizadoras. Essa identificação pode ajudar na manutenção antes de que a correia desgaste completamente ou precise de troca.
Com os detalhes à vista é importante também ressaltar que as correias sincronizadoras depois de um tempo de manutenção precisam da troca, já que todas elas possuem um tempo de vida útil programado para que problemas ou acidentes não acontecendo com o tempo excedido. Quando uma correia sincronizadora precisa de troca existem duas causas: a primeira é pelo fato do tempo de vida útil ter se esgotado e a segunda é pelo fato da manutenção não ter sido feita corretamente ou não chegou a ser executada.
Visto que as correias sincronizadoras precisam de uma manutenção constante, é importante ficar a tento para que gastos excessivos não se tornem constantes na empresa, caso contrário o prejuízo pode se tornar um grande aliado ao sistema onde as correias sincronizadoras fazem parte.