As correias Gates têm a qualidade como o primeiro parâmetro de diferenciação das demais correias industriais no mercado. Porém, há outros aspectos que devem ser analisados, para que as características principais dessas correias sejam preservadas e atinjam sua máxima eficiência.
Para isso, é importante que a Manutenção ocupe um grande espaço na dinâmica das empresas, garantindo uma maior vida útil das correias, sem alteração das propriedades físicas e mecânicas dessas.
Como procedimentos básicos de cuidados com as correias Gates, deve se levar em consideração:
- O armazenamento: as correias Gates devem ser acondicionadas em locais cobertos e arejados, sem incidência de luz direta, com temperatura ambiente, sem risco de calor excessivo.
- Tempo de armazenamento: mesmo respeitando as características de armazenamento, as correias possuem tempo limite de estocagem. Ou seja, ao longo desse período podem sofrer com intempéries ou interferências da oxidação ou envelhecimento.
- Proteção: as correias devem estar protegidas da ação de produtos químicos, óleos, solventes, substâncias corrosivas e outros elementos que podem agir sobre sua estrutura.
- Manutenção: a manutenção das correias industriais devem acontecer frequentemente, para se eliminar perdas funcionais dessas ou antever danos futuros.
- Componentes: os componentes das correias, como polias, parafusos, buchas e outros devem ser frequentemente inspecionados, a fim de evitar o desgaste e tensionamento excessivo das correias. A limpeza dessas peças também contribuem para o aumento da durabilidade dessas.
A atenção a esses tópicos conferem um melhor aproveitamento das correias Gates, reforçado pelo acompanhamento da manutenção periódica, conservando as características fundamentais das correias industriais.