Dicas para limpeza de mangueiras industriais

Dicas para limpeza de mangueiras industriais

 A qualidade e excelência dos produtos não deve ser buscada somente na hora da compra, mas também pontuada na hora de realizar a manutenção e limpeza dos equipamentos que viabilizam os processos industriais. As mangueiras industriais são ferramentas importantes em diversos segmentos industriais e, assim como qualquer outro componente, necessitam de cuidados que busquem garantir eficiência durante a condução dos materiais. Continue a leitura e confira as dicas para a limpeza desses componentes tão importantes.

Por que realizar a limpeza de mangueiras industriais?

Durante a condução de materiais, sejam eles abrasivos, alimentícios ou corrosivos, em muitos casos pode ocorrer de pequenos fragmentos ficarem alojados no interior da mangueira, interferindo na produtividade, eficiência e tempo de produção.

Isso é ainda mais recomendado quando pensamos nas mangueiras alimentícias, cujo contato dos alimentos com resquícios de resíduos anteriormente deixados pode comprometer a qualidade e contaminar os alimentos da produção.

Além disso, a limpeza desse equipamento é indicada também com objetivo de garantir a segurança dos trabalhadores que dela fazem uso durante o manuseio e condução dos materiais.

Dicas para a limpeza:

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como limpar uma mangueira industrial, mas esse processo, embora exija muito cuidado, é seguro quando seguidas as recomendações.

  1. Inicialmente é recomendado o uso de avental, luvas, botas de borracha e óculos de segurança ou protetor facial como equipamentos para garantir a segurança daquele que realizará a limpeza;
  2. Para a limpeza de mangueiras industriais, recomenda-se o uso de jatos de água fria, quente e com vapor de água. Apenas tome cuidado pois alguns produtos podem reagir com a água liberando calor ou subprodutos e, com isso, ocasionar em respingos. No MSDS (cuja tradução livre Ficha de Informação de Produto Químico - FISPQ) você encontra informações sobre diversos produtos químicos com regulamentações e protocolos específicos;
  3. Mas atente-se às soluções escolhidas para a limpeza, pois essas têm a função de retirar os resíduos sem que seja danificado o interior da mangueira;
  4. Depois de verificadas as opções de soluções para limpeza, cheque na Tabela de Resistência a compatibilidade desta para com o tubo e tampa da mangueira.

 A Bormax trabalha com mangueiras de ótima qualidade, as quais otimizam a linha de produção e garantem o sucesso nos processos industriais. Para saber mais, fale conosco!