Danos comuns às correias industriais – parte 1

As correias industriais estão entre os itens de maior utilização nos sistemas de uma indústria. Utilizadas nos sistemas de transmissão de força, são de extrema importância no funcionamento da maioria dos processos industriais. Sua falha normalmente gera implicações imediatas na eficiência de todo o processo, podendo gerar paradas técnicas altamente prejudiciais ao funcionamento de toda a linha de produção.

Desse modo, conhecer seu funcionamento e, principalmente, as falhas às quais as correias industriais estão sujeitas, pode contribuir muito com uma maior vida útil das correias e consequentemente, evitar prejuízos à empresa.

Toda correia industrial inevitavelmente sofre esforço durante o tempo de operação, em função das forças de atrito e tração. O atrito gera desgaste e calor e a tração gera alongamentos nas correias, alterando suas dimensões e sua eficiência no processo a qual está envolvida.

Além desses dois fatores, as correias estão sujeitas às condições do meio ambiente como umidade, poeira, resíduos, substâncias químicas, que podem agredi-las. Um dano típico que uma correia pode sofrer é a rachadura. As causas mais comuns deste dano são: altas temperaturas, polias com diâmetros incompatíveis, deslizamento durante a transmissão, provocando aquecimento, e poeira. As rachaduras reduzem a tensão das correias e, conseqüentemente, sua eficiência.

Na próxima semana daremos continuidade na apresentação das falhas mais comuns apresentadas pelas correias industriais. A Bormax conta com técnicos especializados em toda linha de correias industriais. Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar sua empresa.