Superfície porosa e pontos com gotas de óleo podem ser um começo de danificação nas correias sincronizadoras. Para que a limpeza das correias seja feita de modo adequado, é importante destacar que produtos específicos precisam ser utilizados para que as correias não sejam danificadas. É importante lembrar também que a detectação antecipada de sujeiras pode ajudar na hora de limpar as correias.
Quando uma superfície das correias sincronizadoras se encontra com detritos ou algum outro tipo de sujeira, existem duas opções para que o sistema volte a funcionar: a primeira opção é a substituição das correias sincronizadoras por correias novas e a segunda é a limpeza das correias. Toda troca exige uma disponibilidade maior de dinheiro se comparada com a limpeza das correias. É recomendado que antes de qualquer troca das correias, seja feita uma avaliação para ver se é realmente necessário ou se através da limpeza os problemas são resolvidos.
Com a limpeza é possível prolongar a vida útil das correias sincronizadoras, mas é importante ficar atento se as sujeiras não retornam com frequência. Caso isso aconteça, a troca das correias precisa ser feita para evitar algum problema maior. Em casos de sujeiras que aparecem constantemente é importante também avaliar se o sistema inteiro está funcionando corretamente ou se existe algum ponto onde está tendo algum vazamento, para isso é importante a análise de um técnico que possa avaliar desde as correias até o funcionamento de todo o sistema.