Cuidados para teste de pressão em mangueiras industriais

As mangueiras industriais devem ser submetidas a teste com certa frequencia, para garantir sua funcionalidade. No entanto alguns cuidados devem ser tomados nos testes de pressão, evitando quebras que coloquem em risco os equipamentos e os operadores envolvidos.

1. O ar ou qualquer outro gás compressível nunca deve ser usado como meio de teste devido à ação explosiva do gás, caso ocorra uma falha. Tal falha pode resultar em possíveis danos à propriedade e lesões corporais graves.

2. O ar deve ser removido da mangueira sangrando-a por uma válvula de saída enquanto a mangueira estiver sendo enchida com o meio de teste.

3. A mangueira a ser testada sob pressão deve ser retida colocando barras de aço ou tiras próximas a cada extremidade e em intervalos aproximados de 3 m (10 pés) ao longo de seu comprimento para evitar que a mangueira “chicoteie” se ocorrer falha; as hastes ou cintas de aço devem ser firmemente ancoradas à estrutura de teste, mas de tal maneira que não entrem em contato com a mangueira que deve estar livre para se mover.

4. A extremidade de saída da mangueira deve ser retida de forma que um encaixe explodido seja interrompido.

5. Devem ser tomadas precauções para proteger o pessoal de teste das forças do meio de pressão, caso ocorra uma falha.

6. O pessoal de teste nunca deve ficar na frente ou atrás das extremidades de uma mangueira sendo testada sob pressão.

7. Se líquidos como gasolina, óleo, solvente ou outros fluidos perigosos forem usados ​​como fluido de teste, precauções devem ser tomadas para proteger contra incêndio ou outros danos caso um conjunto de mangueiras falhe e o líquido de teste seja pulverizado sobre a área circundante.