Para fazer a limpeza das correias sincronizadoras adequadamente sem causar nenhum dano ou outro problema que possa atrapalhar e até mesmo impedir o desempenho das mesmas, é aconselhado que materiais específicos sejam utilizados, como por exemplo um tensiômetro de molas.
A importância da utilização de materiais adequados é para evitar problemas com as correias sincronizadoras, dentro desses materiais podemos destacar a utilização de um gabarito para Canais de Polias, que também é um instrumento utilizado para a manutenção de correias sincronizadoras, com a finalidade de medir o tamanho das polias.
Um outro instrumento que também é bastante utilizado é o alinhador de correias sincronizadoras a laser, que tem a capacidade de manter as correias corretamente alinhadas sem esforço humano, apenas programando o alinhador para as medidas que são indicadas, ele faz todo o trabalho que antes poderia ser feito por um braço humano, economizando tempo e também diminuindo os riscos de erros, já que sua eficiência é maior.
Para que o sistema de correias sincronizadoras tenha mais eficiência e seu desempenho seja 100% aproveitável é importante sempre manter a limpeza e manutenção das correias sincronizadoras em ordem para evitar possíveis problemas. A transmissão de força do equipamento também é um fator que entra na questão da manutenção e não fugindo do normal, também é preciso ficar atento aos detalhes na hora da manutenção do sistema transmissor.