As mangueiras hidráulicas estão dentre as mais utilizadas em todo o mundo. Desde pequenos equipamentos, máquinas agrícolas, veículos, além de infindáveis aplicações industriais, as mangueiras hidráulicas cumprem uma função única.
A utilização de mangueiras hidráulicas flexíveis é indicada nos casos de aplicações que envolvam movimentações do conjunto, como em cabeçotes móveis de máquinas operatrizes, máquinas agrícolas, dentre outras aplicações. A instalação e manuseio destas mangueiras requerem alguns cuidados específicos.
O projeto e a instalação dessas mangueiras devem ser feitos de modo a reduzir ao menor número possível suas conexões, além de observar o trajeto de passagem das mangueiras, analisando todas as movimentações possíveis e prevendo possíveis torções. O tamanho das mangueiras a serem aplicadas também devem respeitar a regra de “o menor tamanho possível”, sem comprometer a necessidade de extensão em função das movimentações do sistema.
A utilização de guias e abraçadeiras tem o objetivo de fixar as mangueiras junto ao corpo do maquinário, evitando atritos entre as mangueiras e outras partes do maquinário ou do ambiente, eliminando o risco de rompimento das mangueiras por cortes ou desgaste.
A correta instalação das mangueiras passa por um critério simples: o bom senso. Não é difícil prever situações que colocam em risco o conjunto, como o caso de superfícies de temperatura elevada, por exemplo. Seguindo a recomendação do fabricante e essas pequenas observações, as mangueiras hidráulicas cumprirão seu papel, com alto desempenho e durabilidade.