Cuidados com as mangueiras de alta pressão

Os sistemas de alta pressão têm nas mangueiras seu principal componente. Falhas, por menores que sejam, comprometem toda a eficiência, além de paradas de manutenção que geram prejuízos. Alguns cuidados básicos podem contribuir com um sistema eficiente.

O aperto das conexões deve ser efetuado com cautela, em função de sua malha metálica, sob o risco de rompiment0o e perda da capacidade de pressão. Inspeções visuais podem antever problemas, com a identificação de bolhas ou outros danos na capa das mangueiras. 

É importante conhecer os parâmetros de trabalho das mangueiras, como pressões de trabalho, limites de ruptura. Verifique as conexões com relação à sujeira, riscos, trincados ou outras marcas que porventura possam produzir estilhaços perigosos. Nunca use mangueiras com bolhas, vincos ou trincados. Nunca use mangueiras com cortes na capa ou com a malha de aço aparente.

A presença de compostos químicos na água pode comprometer a vida útil das mangueiras. Algumas indústrias possuem alto teor de enxofre, ocasionando corrosões e danos nas conexões. Após o uso, sempre limpe, drene e enrole a mangueira. Água e sabão são excelentes como agentes de limpeza.

Observe o raio de curvatura e a pressão máxima para cada tipo de mangueira, com o cuidado de nunca exceder esses parâmetros. Não pise ou transpasse veículos pesados sobre as mangueiras.

E por último, não tenha a falsa ilusão que mangueiras e conexões utilizadas para transporte de água durem para sempre. Faça as devidas substituições.