Cuidados com as correias em V - II

Muito pode ser aprendido observando a ação do lado frouxo da unidade. Cada variação na carga acionada causa uma alteração correspondente na tensão do lado da folga da correia. Durante partidas na linha de frente ou cargas aplicadas repentinamente durante a execução, a queda no lado frouxo da unidade aumentará. Se a queda nessas condições for excessiva, a tensão deve aumentar.

Qualquer vibração em um sistema fará o lado frouxo das correias variar para cima e para baixo. A vibração excessiva também induzirá uma vibração no lado apertado da unidade. A causa da vibração deve ser determinada e corrigida.

Se um conjunto de correias corresponder perfeitamente, todas as correias terão a mesma quantidade de flacidez. No entanto, a perfeição é uma coisa rara e geralmente haverá alguma diferença o esticamento entre as correias.

É mais importante olhar para o lado apertado da unidade para garantir que todas as correias estejam apertadas. Se uma ou mais correias estiverem soltas, o inversor precisará ser tensionado novamente ou as correias substituídas por um conjunto correspondente.

As condições acima também podem ser causadas pelo desgaste desigual das ranhuras na roldana. Estes devem ser verificados com medidores de ranhura da roldana.