Cuidados básicos com correias sincronizadoras

As correias sincronizadoras estão presentes em praticamente qualquer sistema industrial. Sendo assim, qualquer prática que possa contribuir com a extensão de sua vida útil é de extrema importância. Alguns são os motivos pelos quais uma correia industrial tem sua vida útil comprometida, mas dentre as principais causas para a diminuição da vida útil de uma correia sincronizadora está relacionado com a contaminação das correias ou das polias.

Planos de manutenção preventiva podem contribuir muito para que a contaminação de correias de borracha seja evitada, possibilitando assim um melhor aproveitamento de todo o seu poytencial, além de grande economia com trocas desnecessárias. Um dos pontos a ser observado é a presença de sujeira, pó, ferrugem e pequenos detritos que acabam se depositando nas polias ou até mesmo nas correias sincronizadoras.

O pó, apesar de aparentemente inofensivo, pode desencadear a contaminação das correias, quando em contato com outras substâncias, ou mesmo por meio de ressecamento da superfície de borracha. Quando uma superfície da correia sincronizadora está com um aspecto mais áspero do que o normal, é sinal de que algum tipo de problema pode estar acontecendo, e então reparos nas mesmas também devem ser feitos.

Para que a durabilidade das correias sincronizadoras seja maior do que o normal, é bom ficar atento aos detalhes citados acima, e então, a qualidade das correias e das polias podem se estender e gastos podem ser reduzidos. Para mais informações sobre correias sincronizadoras você pode ir até a seção “dicas”, onde encontrará algumas instruções para as correias sincronizadoras.