A mangueira de borracha tem uma vida útil limitada e o usuário deve estar atento a sinais de falha iminente, principalmente quando as condições de serviço incluem altas pressões de trabalho e/ou transporte ou contenção de materiais perigosos.
Os procedimentos periódicos de inspeção e teste descritos aqui fornecem um cronograma de medidas específicas que constituem um nível mínimo de ação do usuário para detectar sinais indicando deterioração da mangueira ou perda de desempenho antes que as condições que levam ao mau funcionamento ou falha sejam alcançadas.
A mangueira de borracha não deve ser submetida a qualquer forma de abuso em serviço. Deve ser manuseado com cuidado razoável. A mangueira não deve ser arrastada sobre superfícies afiadas ou abrasivas, a menos que seja especificamente projetada para esse serviço. Deve-se tomar cuidado para proteger a mangueira contra cargas finais severas para as quais a mangueira ou o conjunto da mangueira não foram projetados.
A mangueira deve ser usada na pressão de trabalho ou abaixo dela; quaisquer alterações na pressão devem ser feitas gradualmente para não sujeitar a mangueira a pressões excessivas. A mangueira não deve ser dobrada ou atropelada pelo equipamento.
No manuseio de mangueiras de tamanho grande, devem-se usar sempre que possível, eslingas ou plataformas de manuseio, colocadas adequadamente, devem ser usadas para suportar mangueiras pesadas usadas no serviço de sucção e descarga de óleo.