Muito se fala sobre redução de custos em energia e mais produção possíveis com as correias industriais, mas o uso indevido das mesmas visando somente esses dois pontos pode interferir no funcionamento do maquinário e causar acidentes aos profissionais que permanecem próximos do maquinário no processo, principalmente em fábricas. Manter as correias industriais nas medidas certas e de acordo com sua funcionalidade não garante só o bom desempenho operacional do produto, mas também a certeza de que a margem de erros operacionais e acidentais está eliminada.
Manter uma correia industrial no local indevido vai contra toda a funcionalidade para qual ela foi projetada. Além do design diferenciado, elas são criadas também com foco em segurança durante o desempenho e com sua resistência e durabilidade referentes a esses aspectos. As correias industriais se mostram severamente mais eficientes quando inseridas exatamente de acordo com sua função e capacidade, não alterando assim o desempenho de cada uma delas, independente do modelo.
As correias industriais presentes hoje no mercado e distribuídas pelas mais renomadas empresas ocupam cerca de 30% dos investimentos fabris, visto que são de extrema necessidade para o funcionamento do maquinário. Algumas empresas de mais qualidade e especialização como a Bormax detém profissionais capacitados para assessorar e prover treinamentos para os interessados da área que necessitam agregar conhecimento sobre correias industriais e a melhor forma de usá-las.