Dentre toda a linha de produtos oferecida pela Bormax, as correias transportadoras Gates são, sem dúvidas, alguns dos ítens de maior demanda.
Há pouco tempo apresentamos de forma superficial a composição das correias transportadoras. Nas próximas semanas iremos detalhar um pouco mais a composição dessas correias, tão presentes no dia a dia de nossas indústrias.
Uma correia transportadora é composta basicamente de Carcaça e coberturas. Nesse primeiro artigo detalharemos a estrutura denominada carcaça.
A carcaça de uma Correia Transportadora é a parte encarregada de suportar todos os esforços, tensões, flexões, etc, as quais a correia é submetida. Normalmente as carcaças são constituídas de camadas de fibras têxteis de engenharia entrelaçadas, e unidas por outras camadas de borracha.
O tecido empregado na carcaça de Correias Transportadoras é composto por dois elementos de construção, chamados de fios do Urdume. Esse tecido é responsável pela estrutura de força, disposto longitudinalmente na carcaça, e a “Trama” que faz o entrelaçamento cruzadocom o urdume, dando ao tecido a resistência transversal.
O tecido da carcaça, antes de ser montado para a formação da devida carcaça recebe um tratamento chamado de “DIPAGEM” (fibras sintéticas) ou“Espalmação” (fibras naturais), para melhorar a adesão entre a ligaçãoe proteção contra envelhecimento.
Na próxima semana daremos continuidade na apresentação das funções e processos de formação da carcaça de uma correia transportadora.