Estudos mostram que os gastos com energia elétrica são a grande preocupação das grandes empresas fabris que necessitam de maquinário para sua produção. Com o foco em sustentabilidade ambiental, novos hábitos são testados a cada dia para verificar a eficiência dessas ações e, uma delas é permitida através dos cálculos de transmissão feitos junto ao uso das correias industriais.
Com informações relacionadas a diâmetro, potência e rotação é possível otimizar o uso das correias industriais de forma a economizar energia com o tempo de produção reduzido. Em boa parte do tempo, as correias são utilizadas em condições desfavoráveis se não determinadas as medidas certas e isso implica diretamente no desempenho posterior de todo o maquinário. Por isso, muitas empresas que distribuem correias industriais possuem uma equipe especializada para solucionar os cálculos de transmissão através das informações cedidas pelo cliente e assim, auxiliar na redução de custos comente com o uso correto de correias.
A automação permitida pelas correias industriais e uma transmissão calculada e estudada podem ser de grande valia se levados em conta os tipos e os tamanhos das correias utilizadas. Há empresas que reduziram em porcentagens consideráveis os gastos com energia elétrica a partir dos cálculos de transmissão e puderam elevar a qualidade e capacidade de produção a partir disso.