Apesar de toda a qualidade das correias Gates, elas estão sujeitas a problemas que podem comprometer sua vida útil. Dentre esses problemas, muitos estão relacionados à falta de manutenção ou mesmo pela não observância de fatores relacionados ao seu trabalho.
A perda dos dentes das correias Gates são um dos problemas comuns a várias aplicações e que geram custos desnecessários às empresas. Porém, a maior parte desses problemas poderia ser evitada com cuidados simples a serem observados.
Dentre as causas para a perda de dentes nas correias Gates, podemos citar:
Desgaste excessivo das polias - Nesse caso, faz-se necessária a troca das polias envolvidas nos sistema de transmissão.
Transmissão desalinhada – Uma simples correção no alinhamento do sistema, entre polias e as correias Gates pode eliminar custos desnecessários.
Baixa Tensão – O mal tensionamento das correias, apesar de ser um problema simples de ser corrigido, é um dos grandes causadores de quebra de dentes nas correias Gates.
Altas Cargas de Choque – Nesse caso é necessário o redimensionamento de todo o sistema, adequando-o à carga utilizada.
Incompatibilidade de Dentes - É necessário analisar a combinação entre as polias e as correias Gates utilizadas.
Outros fatores que contribuem para se evitar a quebra de dentes das correias Gates é a utilização de um esticador externo, melhorando a tensão das correias e a observância de que o sistema sempre mantenha um mínimo de 06 dentes engrenados durante a operação do sistema.