Conservação de correias transportadoras

Conservação de correias transportadoras

As correias transportadoras são itens de extrema importância dentro da maior parte dos sistemas industriais. Responsável pelo transporte de materiais, as correias transportadoras são responsáveis pela interligação entre processos da empresa

Essa característica, de conectarem etapas diferentes de um sistema de produção acaba por colocar nas correias transportadoras em ambientes diferentes, expondo o material à contaminação com materiais variados, que podem comprometer sua vida útil.

Quebras inesperadas e consequentes paradas técnicas são extremamente prejudiciais, tendo em vista a total dependência desses sistemas para que a produção possa se manter ativa. Por isso da necessidade de constante observação do funcionamento das correias transportadoras, de suas condições de conservação, além da elaboração de um bom plano de manutenção preventiva, buscando a antecipação à uma falha, minimizando os riscos de paradas técnicas não programadas.

Em algumas situações as aplicações das correias transportadoras encontram um ambiente bastante agressivo, contaminado com particulados em suspensão que causam desgaste abrasivo em eixos, engrenagens, redutores, componentes elétricos. Em outros casos ocorre a exposição ao calor excessivo, como no caso de transporte de peças fundidas, peças forjadas, causando um desgaste acelerado nos equipamentos. Há situações bastante críticas que combinam calor com ambientes contaminados.

As correias transportadoras são constituídas por diversos elementos. Quando ocorre uma quebra ela se dá em um elemento específico, podendo ser o rompimento da correia, quebra de rolamentos, quebra da estrutura de sustentação, eixos, etc, interrompendo o funcionamento da máquina e, consequentemente, de todo o sistema envolvido.