Praticamente todas as indústrias hoje em dia utilizam as correias sincronizadoras em suas máquinas. Os benefícios das correias sincronizadoras em comparação com as correias normais são inúmeros, sem contar a resistência, durabilidade e também o custo benefício.
As correias sincronizadoras já fazem parte de uma tecnologia que as indústrias estão utilizando para que cada vez mais o trabalho se torne econômico e ao mesmo tempo tenha eficiência. Através da instalação das correias sincronizadoras é possível ter um resultado mais eficiente na hora da comparação com outros tipos de correias. É importante sempre lembrar que o desempenho das correias sincronizadoras depende da manutenção das mesmas.
Quando algum problema for identificado nas correias sincronizadoras, a primeira medida a ser tomada é a análise do problema. Essa análise deve ser feita a partir de uma equipe preparada para verificar a disposição e até mesmo outros possíveis problemas das correias sincronizadoras, e isso é possível através de uma análise do sistema das correias sincronizadoras.
Alguns equipamentos podem apresentar falha mais rapidamente do que outros, como por exemplo, exaustores de grande porte e ventiladores, que por terem uma aceleração mais rápida, o acionamento das correias sincronizadoras pode apresentar alguma falha prematura. Para que isso não aconteça, fazer a análise do sistema com frequência é importante.
Uma das alternativas que vem sendo utilizada para a minimização da falha precoce das correias sincronizadoras, é a utilização de polias similares as das polias em V, utilizadas nas correias sincronizadoras.