Conheça a história das correias transportadoras

Embora não se saiba a quem atribuir a invenção, as primeiras correias transportadoras surgiram em 1795, portanto em plena Revolução Industrial. Foram referidas pela primeira vez na literatura técnica em 1848, por Olivier Evans, no seu livro The Young Mill Wright andMillers Guide, publicado em Filadélfia, USA.

Eram equipamentos rudimentares, construídos com couro ou telas, que deslizavam sobre superfícies planas de madeira e destinavam-se ao transporte de cereais para o interior de navios; a distância entre os pontos de carga e de descarga era relativamente curta.

Em 1804, foi instalada pela British Navy uma correia transportadora accionada por uma máquina a vapor. Estes rudimentares sistemas de transporte de materiais eram particularmente utilizados nas padarias e nos matadouros. E o sistema foi progressivamente aperfeiçoado e aplicado em várias actividades, em que uma rápida movimentação de materiais proporcionava importantes economias de mão-de-obra e aumentos de produtividade.

Em 1901 a empresa sueca Sandvik inventou as cintas transportadoras em aço, utilizadas no transporte de areia, carvão vegetal e cana-de-açúcar. A introdução do aço inoxidável, que ocorreu nos anos 20, veio alargar a utilização deste tipo de cintas transportadoras à Indústria Alimentar.

Em nosso próximo artigo daremos continuidade à história das correias transportadoras.