Uma correia transportadora é um sistema complexo, composto não apenas da correia, mas uma série de componentes que contribuem com seu funcionamento e com toda a segurança do sistema. Dentre esses equipamentos, podemos categorizá-los em função de sua área de atuação. Uma dessas classes de equipamentos são os equipamentos de proteção elétrica, onde podemos destacar os seguintes itens.
Chave de emergência
É uma chave dotada de um cabo de aço ligado a um dispositivo elétrico instalado ao longo do transportador, cuja finalidade é interromper, automaticamente, o funcionamento da correia, em caso de surgimento de anormalidades operacionais, tais como, sobrecarga, deslizamento, desalinhamento, etc.
Detector de baixa velocidade
É um sensor elétrico instalado geralmente no retorno da correia e tem a finalidade de detectar alterações da velocidade, parando automaticamente o equipamento.
Detector de rasgos
Dispositivo eletro-mecânico instalado sob a face de carga próximo ao ponto de alimentação, cuja finalidade é detectar o início do surgimento de rasgo na correia. Com isso, evita-se o prolongamento do rasgo.
Detector de metais
É um dispositivo constituído de uma chapa de aço e dotado de um campo magnético de baixa intensidade para detectar presença de peças metálicas maiores, tais como dentes de escavadeira, chapas de revestimento de chutes, etc.
Extrator de sucatas
É um dispositivo eletromagnético constituído de uma correia giratória e um núcleo com campo magnético que detecta e atrai peças metálicas pequenas, tais como porcas, parafusos, eletrodos, ferramentas, etc. e, pela ação do movimento da correia, retira essas peças, arremessando-as para uma caixa coletora.
No próximo artigo daremos continuidade aos componentes de segurança de uma correia transportadora.