Componentes das correias transportadoras 2

Dando continuidade a nossa série de artigos sobre correias transportadoras, vamos apresentar mais alguns componentes do sistema.

Eixos: Os eixos existentes nos tambores, nesse caso podem ser usados para transmitir potência, como ocorre no caso da polia acionadora ou em outros casos, servem de suporte, como na polia movida.

Mancais: Se dividem em dois tipos, sendo um deles conhecidos como mancais de deslizamento, ou buchas, e os mancais de rolamento. Uma das vantagens dos mancais de rolamento é seu atrito de partida constante, sem variação entre o atrito de partida e o de operação. São mais ruidosos, custo mais alto e normalmente uma vida útil menor.

Retentores: São responsáveis pela retenção da graxa lubrificante entre as superfícies que possuam movimento relativo. Dentre essas vedações, as mais comuns são as guarnições separadoras, que tem a função de manter a poeira e demais substâncias corrosivas longe da área de rolamento, evitando o desgaste precoce do componente.

A falta de manutenção preventiva em todos os componentes do sistema é o principal fator de perdas com paradas técnicas não planejadas. Em um sistema de funcionamento contínuo, normalmente de abastecimento e interligação entre dois setores da produção, a parada do sistema de correias transportadoras costuma gerar perdas pela inatividade de todo o sistema.