As mangueiras de borracha são dos itens mais utilizados em toda a indústria. Apesar de tão comuns em nosso dia a dia, sua fabricação é alvo de tecnologias variadas, contando com uma infinidade de composições possíveis, em função de sua aplicação, ambiente de uso, material a ser transportado, etc.
A fabricação de mangueiras de borracha pode ser realizada por vários processos, alguns essencialmente manuais, outros denominados mistos e processos totalmente automatizados, alguns sendo concluídos em operações de vulcanização, o qual, conforme o processo seguido e o tipo de mangueira em causa, pode ser descontínua (em autoclave ou o processo da camisa de chumbo) ou contínua (em banho de sais fundidos, em banho de sais fundidos pressurizados (Processo PLCV) em túnel de radiação de alta frequência (UHF), complementado ou não por um túnel de ar quente).
A variação de procedimentos ocorre em função do tipo de mangueira a ser fabricada, mas é impactada principalmente pela tecnologia disponibilizada pelo fabricante. Por se tratarem de mangueiras que, em muitas aplicações, são expostas à pressões e condições de temperaturas extremas, seu processo de produção é essencial para que o resultado final atenda as necessidades da aplicação.
À partir do próximo artigo iniciaremos uma série de artigos sobre os processos de fabricação de mangueiras de borracha. Enquanto isso, acesse nossa área de produtos e conheça todo o portifólio de mangueiras oferecido pela Bormax.