Para que as correias sincronizadoras industriais tenham um desempenho sempre bom é importante ficar atento aos detalhes que possam melhorar o trabalho delas no sistema que está envolvido, evitando uma troca antecipada das mesmas. Atenção ao manuseio das correias sincronizadoras na hora do armazenamento, na hora da colocação no sistema e até mesmo a manutenção das correias devem ser pontos a serem observados com cuidado para que o desempenho da mesma não seja afetado, caso contrário ele poderá cair.
Quando tocamos no assunto da atenção no armazenamento das correias sincronizadoras, não é preciso ficar atento somente ao local em que ela vai ficar armazenada, mas também quais são os outros produtos que estão acompanhando as correias no armazenamento. Produtos químicos devem ser evitados, e elas devem ser mantidas sempre em um lugar fresco com temperatura ambiente.
O manuseio das correias sincronizadoras também precisa ser feito com cuidado, por se tratar de um material que possui dentes e este podem ser danificados na hora do transporte e consequentemente afetar no desempenho das correias. Para que isso não aconteça, é aconselhado transportar as correias sempre enroladas e de modo que os dentes não entrem em contato com a superfície. Luvas também são aconselhadas para a hora da retirada das correias sincronizadoras. A melhor opção para o manuseio pode ser feito com máquinas preparadas especialmente para isso.