Como qualquer parte de um equipamento, as mangueiras industriais também precisam de limpeza e manutenção, para garantir a durabilidade e bom funcionamento do maquinário.
No uso a longo prazo, pode acontecer que o tubo da mangueira hidráulica apresente alguns problemas, como poluição interna vinda do abastecimento da água ou resíduos de produtos, que podem causar bloqueios na vazão. Assim, as mangueiras precisam ser limpas de tempos em tempos, para garantir um uso suave. Além disso, se a sujeira causar atrito, pode acelerar o desgaste e ocasionar rompimentos.
Cada mangueira exige um procedimento diferente. Abaixo, você confere alguns dos principais tipos e como realizar esta limpeza.
Mangueira petrolífera:
O tratamento correto do óleo no tubo da mangueira hidráulica é usar a pistola de limpeza da tubulação para lançar o projétil da esponja de limpeza na tubulação que, em contato com a vedação da parede interna, conseguirá retirar todo o lodo, óleo e qualquer resíduo. Os projéteis são feitos de um tipo de espuma e disparados pela pistola por toda a volta da mangueira, como um rodo, e pode remover materiais sólidos ou líquidos.
Mangueiras de abastecimento:
Devem ser usados, em revezamento, jatos de água quente e fria com vapor de água, a fim de diluir bem qualquer indício de sujeira, como limo ou microorganismos. A limpeza por vapor pode utilizar gases ou ar normal para eliminar os contaminantes das mangueiras. Embora possa remover vários detritos, ela pode deixar óleos e outros contaminantes líquidos mais pesados, por isso esse método não é recomendado para todas as mangueiras. Também é fundamental se certificar sobre a temperatura ideal da água para esta limpeza, a fim de não danificar com a alta temperatura.
A prevenção é o melhor método!
Como em qualquer situação, a prevenção é a melhor forma de preservar o seu equipamento.
Faça um check list e confira sempre:
- Se o local está adequado para a mangueira, como temperatura segura, ambiente limpo que não ocasione excesso de resíduos;
- Se a fixação está correta (sem dobras ou torções) e bem presa;
- Se o manuseio está correto, sem puxões ou outras máquinas pressionando a mangueira;
- Respeitar a movimentação e flexibilidade da mangueira. Se estiver muito rígida, pode ser falta de lubrificação ou utilização de produto inadequado.
- Exposição ao tempo. Certifique-se de que a mangueira escolhida é adequada às mudanças de ambiente, como chuva, vento, geada ou sol. Em alguns casos, pode ser preciso investir em capas protetoras ou local de armazenamento específico.
Seja qual for a mangueira que você precisa, a Bormax tem uma opção: mangueiras petrolíferas, de PVC, borracha, para abastecimento e diversas outras opções para atender a sua indústria. Fale conosco e saiba mais!