Sabemos que cada indústria tem as suas particularidades. Na indústria alimentícia, a atenção deve ser dobrada: os riscos de contaminação podem resultar na perda não somente de toda uma produção como também podem ocasionar um grave risco à saúde das pessoas. As empresas produtoras de alimentos e bebidas devem aderir aos regulamentos que indicam o tipo de equipamento usado na produção, incluindo mangueiras de grau alimentício.
As mangueiras utilizadas na indústria alimentícia podem transportar alimentos, bebidas e componentes para a mistura. Elas devem assegurar o total isolamento do ambiente externo e serem compatíveis para a temperatura onde irão atuar.
Uma mangueira de boa qualidade poderá ser usada com segurança para transportar alimentos secos ou congelados, otimizará o fluxo de passagem e não irá se desfazer rapidamente com o uso, por possuir um material mais resistente. Essas mangueiras são feitas de materiais flexíveis, como poliuretano, PVC, borracha termoplástica e outros. Geralmente, possuem trama de aço interna para oferecer maior resistência e durabilidade.
O que avaliar na hora da escolha?
Existem alguns pontos que você precisa avaliar ao escolher a sua mangueira. Os principais, são:
Flexibilidade:
A mangueira precisa ser flexível e resistente a dobras, o que oferecerá maior durabilidade e facilidade de manuseio.
Resistência à abrasão e temperatura:
Este ponto é fundamental para evitar rachaduras e vazamentos. É preciso considerar tanto o alimento que irá transportar (como alimentos que exigem altas temperaturas) quanto às condições climáticas ou industriais às quais ela estará exposta.
Resistência ao odor:
Quando lidamos com aplicações que envolvem a transferência de alimentos e bebidas, é importante que a mangueira não transmita nenhum cheiro ou sabor ao produto que será transportado. A mangueira, portanto, deve atender a padrões específicos para evitar a deterioração que pode causar problemas na qualidade dos alimentos e em suas características.
Resistência à pressão:
As mangueiras de grau alimentício também são capazes de suportar maiores quantidades de pressão, tanto pela necessidade de uma rápida vazão de um líquido quanto pelo peso de alimentos sólidos, por exemplo.
Construção não tóxica e não metálica:
Plásticos e borrachas oferecem resistência à corrosão inerente, o que os torna ideais para equipamentos de operação de alimentos e bebidas. Os componentes metálicos, excerto o aço inoxidável, são frequentemente suscetíveis à corrosão, contaminando os produtos.
A escolha da mangueira mais adequada para uma aplicação dependerá de uma combinação de fatores, incluindo as condições de operação da aplicação e das propriedades dos alimentos e bebidas transferidos. Também é importante considerar a limpeza e instalação da mangueira e usar conexões e acessórios compatíveis. A manutenção deve ser frequente e rigorosa neste setor para garantir o sucesso de toda a produção.
Na Bormax você encontrará diversas linhas de mangueira para a indústria de alimentos, das melhores marcas do mercado. Confira na nossa sessão de produtos as mangueiras da Alfagomma que possuem produtos específicos para cada setor do segmento alimentício.