Como controlar a contaminação das mangueiras hidráulicas

As mangueiras hidráulicas são dos itens de maior importância em qualquer sistema industrial. Responsáveis pela transferência de força em um sistema hidráulico, seu funcionamento é imprescindível para que todo o sistema funcione.

Outro ponto fundamental em sistemas hidráulicos diz respeito à segurança. Por envolver pressões extremas, a correta manutenção e observação de práticas corretas é essencial para a segurança de seus operadores. Um dos pontos de maior incidência de problemas que geram a necessidade de substituição das mangueiras hidráulicas tem relação com o que é conhecido como contaminação.

Em boa parte das vezes, durante o manuseio e corte das mangueiras hidráulicas, partículas são misturadas ao fluído hidráulico, ocorrendo o que chamamos de Contaminação, podendo comprometer o desempenho de máquinas hidráulicas. O processo de corte das mangueiras em muitos casos expõe o material à contaminação na forma de partículas metálicas contidas na lâmina de corte.

Essas partículas se depositam na cobertura externa da mangueira e também acabam atingindo a parte interna do tubo. Essa contaminação pode ser reduzida por práticas das mais simples, como o uso de uma lâmina úmida, ao invés de um corte seco. Outro processo muito útil é a aplicação de jatos de ar limpo através da mangueira ou sistemas de sucção de partículas à vácuo, durante o corte.

A contaminação gera problemas em diversas áreas, culminando com perda de eficiência produtiva. A contaminação é uma das principais causas de desgaste de mangueiras, antecipando a necessidade de troca dos componentes, além de todo o tempo perdido com paradas técnicas.

Métodos adequados de limpeza e armazenagem são muito eficientes na prevenção desse problema.

A Bormax é especialista em sistemas industriais, com suprimentos para as mais variadas áreas. Entre em contato conosco e saiba mais.