As correias industriais Gates são fabricadas de forma a ter uma longa vida útil, contribuindo com todo o processo industrial sem a geração de custos desnecessários. No entanto, para que esse objetivo seja atingido, algumas observações devem ser seguidas, de modo a estender sua vida útil, assim como de todos os outros componentes de um sistema de transmissão de potência, como polias, eixos e motores.
Algumas recomendações básicas podem contribuir com uma grande economia. Dentre elas estão:
1 – Procure sempre utilizar jogos de correias de um mesmo fabricante. A utilização de múltiplas correias em um mesmo sistema visa distribuir a carga transmitida, porém, com a utilização de correias com características diferentes, existe a tendência de que elas se comportem de formas diferentes, com relação ao deslizamento, estiramento, etc., sobrecarregando as demais, além do planejado.
2 – Mantenha as áreas de contato da correia livres de contaminantes, como graxas, óleos, água, poeira ou quaisquer outros resíduos que possam danificar a superfície da correia ou induzir sua corrosão.
3 – As polias devem ser verificadas periodicamente na busca por desgastes.
4 – Rolamentos, gaxetas, esticadores e outros componentes devem ser mantidos constantemente lubrificados de acordo com especificações de seus fabricantes.