A vida útil da mangueira hidráulica e dos conjuntos de mangueiras Gates depende das condições de serviço. Submeter a mangueira e os conjuntos de mangueiras a condições mais severas que os limites recomendados reduzem significativamente a vida útil. Além disso, a exposição a combinações de limites recomendados, como uso contínuo à pressão nominal máxima de trabalho, temperatura operacional máxima recomendada ou raio mínimo de curvatura, também reduz a vida útil.
A vida útil máxima pode ser alcançada seguindo as seguintes recomendações:
Pressão de trabalho: A pressão do sistema hidráulico não deve exceder a pressão de trabalho nominal da mangueira. Picos de pressão ou picos superiores à pressão de trabalho nominal são destrutivos e devem ser levados em consideração ao selecionar uma mangueira.
Não é seguro usar conjuntos de mangueiras acima da pressão de trabalho nominal.
Pressão mínima de ruptura: As pressões de ruptura são pressões de referência destinadas a fins de teste destrutivo e somente a fatores de segurança do projeto.
Faixa de temperatura: A mangueira Gates não deve ser exposta a temperaturas internas ou externas que excedam os limites recomendados. Consulte dados técnicos adicionais quando os fluidos hidráulicos contiverem emulsões ou soluções. A temperatura operacional máxima recomendada pelo fabricante do fluido para um determinado fluido não deve ser excedida, independentemente da faixa de temperatura da mangueira Gates. Alguns fluidos alteram a temperatura operacional segura de uma mangueira.
Compatibilidade com fluidos: O conjunto hidráulico (tubo, tampa, reforço e acoplamentos) deve ser compatível com fluidos utilizados. A mangueira correta deve ser usada, pois o éster fosfato e os fluidos hidráulicos à base de petróleo têm características químicas drasticamente diferentes.
Muitas mangueiras Gates são compatíveis com um ou outro, mas nem todos os fluidos.
Raio de curvatura mínimo: Não dobre ou flexione a mangueira para um raio menor que o mínimo recomendado e não submeta a mangueira a tensão ou torque. Isso pode causar tensão excessiva no reforço e reduzir severamente a capacidade da mangueira de suportar a pressão.
Tamanho da mangueira Gates: O tamanho da mangueira (diâmetro interno) deve ser capaz de lidar com o volume de fluxo necessário. Uma mangueira I.D. muito pequeno para um determinado volume de fluxo resulta em turbulência excessiva de fluido, queda de pressão, geração de calor e danos no tubo.
Geralmente, é uma prática recomendada não exceder a velocidade do fluido de 30 pés por segundo em um sistema hidráulico. Usando uma ID maior a mangueira diminuirá a velocidade do fluido.
Roteamento da mangueira Gates: Use braçadeiras para restringir, proteger ou guiar a mangueira para minimizar o risco de danos devido à flexão excessiva, chicotadas ou contato com outras peças móveis ou corrosivos. Determine os comprimentos e configurações das mangueiras Gates que resultarão em roteamento e proteção adequados contra abrasão, atrito ou torção e forneçam conexões resistentes a vazamentos.
Comprimento da mangueira Gates: As determinações corretas do comprimento da mangueira incluem considerações para alterações de comprimento sob pressão, vibração e movimento da máquina, bem como roteamento do conjunto da mangueira.
Aplicações de mangueira Gates: Selecione a mangueira Gates adequada para a aplicação. Serviço de vácuo e recursos especiais de fluido ou alta temperatura estão entre as aplicações que exigem consideração especial e uma mangueira específica.