As correias transportadoras são amplamente utilizadas como método de transporte dos mais diversos itens na indústria. Conforme já apresentamos aqui, existe muita tecnologia envolvida no desenvolvimento de uma correia, objetivando adequar o sistema aos materiais a serem transportados. Porém, para um máximo aproveitamento de todo o sistema deve ocorrer um correto dimensionamento da carga.
Para um cálculo correto o primeiro passo para o dimensionamento das correias transportadoras é o levantamento das informações sobre as condições de trabalho a que a correia será submetida. Também é importante identificar algumas informações sobre o tipo de material a ser transportado, como peso e tamanho, aspecto granular, abrasividade, etc.
Um ponto muito importante a ser considerado é o que chamamos de “ângulo de repouso do material”. Nos casos onde o material a ser transportado se apresenta em partículas, ao ser depositado sobre uma superfície plana, sem movimento, esse material assume uma certa distribuição. Observando de forma transversal para essa distribuição percebe-se um determinado ângulo entre a referência horizontal e o amontoado de material. Esse é o ângulo de repouso do material.
Durante o transporte e consequente movimento, esse ângulo costuma ser reduzido. Essa nova medição é chamada de “Ângulo de acomodação do material”. Esses fatores são essenciais para a definição das correias transportadoras a serem utilizadas, evitando perda do material transportado.
No próximo artigo detalharemos mais sobre esses cálculos com correias transportadoras.