Continuando nossa explanação sobre o melhor aproveitamento das mangueiras e conjuntos hidráulicos Gates, seguem mais algumas dicas:
Faixa de Temperatura (1) - Não exponha a mangueira internamente ou externamente a temperaturas que excedam os limites recomendados. Consulte os dados técnicos adicionais quando utilizar fluidos hidráulicos como emulsões ou soluções. Os fabricantes de fluidos hidráulicos recomendam a temperatura máxima de operação de qualquer fluído e estas não devem ser ultrapassadas independentemente da temeperatura de operação da mangueira.
Compatibilidade do Fluido - O conjunto de mangueira (tubo interno, cobertura, reforço e terminais) devem ser compatíveis com os fluidos. A mangueira deve ser adequada a aplicação, porque fluidos podem apresentar drásticas diferenças químicas como por exmplo os fluídos hidráulicos ester fosfatados e a base de petróleo. Muitas mangueiras são compatíveis com um ou outro, mas não todos os fluidos. Por exemplo, as mangueiras Gates G2XH, MegaTech ® e mangueiras C5D são capazes de lidar tanto com fluidos hidráulicos éster fosfatados e a base de petróleo.
Raio mínimo de curvatura - Não dobre ou flexione a mangueira com um raio menor que o mínimo recomendado e não submeta a mangueira a forças de tensão ou torque. Isso pode colocar em situação de fadiga reforço e assim reduzir severamente a capacidade da mangueira de suportar as pressões reduzindo a vida útil da mesma.
Diâmetro da Mangueira - O diâmetro da mangueira (diâmetro interno) deve ser capaz de transportar o volume de fluxo requerido pelo sistema. Um diâmetro interno pequeno para um determinado volume de fluxo pela pressão do líquido pode resultar na geração de calor excessivo, que provocará danos ao tubo interno.
Circuitos das Mangueiras - Caso seja necessário deve-se proteger ou guiar a mangueira, com braçadeiras para minimizar o risco de danos devido à flexão excessiva, atritos ou mesmo do contato com outras peças móveis ou produtos corrosivos. Determinar o comprimento da mangueira e configurações para sua proteção contra abrasão, pontas salientes ou cantos cortantes irá determinar conexões resistentes a vazamentos.
Comprimento da mangueira - O correto comprimento da mangueira deve incluir considerações sobre a variação de seu comprimento quando sobmetida a pressão, vibrações do equipamento, movimentação da mesma e sua montagem.
Aplicações da mangueira - Selecione a mangueira adequada para a aplicação. Aplicações de sucção (ex.: C4H), fluido especial ou necessidade de atender altas temperaturas, estão entre as aplicações que requerem uma atenção especial e uma mangueira específica. Quando alguma informação adicional for necessária, entre em contato com a Bormax.