Uma movimentação incomumente alta pode resultar de várias causas prováveis: correia incorreta, polias gastas, detritos nas polias ou tensão inadequada da correia. As polias devem sempre ser examinadas quanto ao tamanho correto da correia antes da instalação e, em sistemas de acionamento síncrono, devem ser examinadas quanto ao perfil correto do dente para as rodas dentadas.
Um equívoco comum é que as polias e rodas dentadas de metal nunca se desgastam. Os engenheiros de aplicação da Gates relatam que 70% dos problemas de transmissão por correia que investigam podem ser atribuídos a algo errado com um componente de metal. A substituição de polias desgastadas é a única solução para o ruído da correia e o desgaste causado por essa situação.
A contaminação do acionamento por correias é talvez a causa mais fácil de identificar o ruído da correia. A correia pode ser visualizada quanto à contaminação de óleo ou detritos incrustados.
O acúmulo de poeira na correia também é facilmente visível. Quando as polias são contaminadas por detritos, devem ser limpas, sua blindagem melhorada e qualquer ferrugem, tinta ou sujeira deve ser removida das ranhuras.