As emendas em correias transportadoras

Presentes em toda a indústria, as correias transportadoras são imprescindíveis para a operação de alguns processos fabris. A exploração de minérios, por exemplo, seria impraticável, no volume atual, sem a utilização das correias transportadoras como ferramenta de transporte de todo o material extraído.

Ao contrário de uma correia industrial tradicional, as correias transportadoras não são fabricadas em um lance definido, ou seja, em uma medida circular para o sistema, o que demanda que sua emenda seja feita na aplicação.

As longas distâncias percorridas por um sistema de correias transportadoras demandam longos lances de correias, o que poderia ser impraticável, impossível de ser atendido em diversos pontos do processo de fabricação. Imagine ter de produzir uma correia transportadora com 500 metros de comprimento em um único lance. Ou mesmo imagine a dificuldade em se transportar esse montante de borracha enrolada.

Em função disso, tecnologias foram desenvolvidas para a emenda de vários lances de correias transportadoras, possibilitando que as correias possam atender distâncias inimagináveis para apenas um lance. As correias normalmente são vendidas em rolos abertos necessitando, na sua montagem, de emendas para ajuste ao tamanho necessário. As emendas podem ser feitas a frio ou a quente. No entanto, esse se torna justamente o ponto mais fraco em uma correia transportadora quanto à sua resistência à tração.

Existem vários processos para as emendas de correias transportadoras, dentre eles processos a frio e a quente, com a utilização de diversas colas, desenvolvidas por cada fabricante, além de formas de união com grampos fixadores. Estes são projetados em uma peça única, em aço ou aço inoxidável, que abarca toda a largura da correia e promove a mesma tensão em toda a sua largura. Existem também a união através de taliscas metálicas. Nesse caso as correias são unidas com parafusos e porcas porém esse tipo de emenda produz um ressalto na correia, que pode causar desgaste nos roletes e rolos de retorno e acionamento.