As correias Gates também rompem?

As correias Gates são reconhecidas por serem resistentes e possuírem alto índice de desempenho nos sistemas de transmissão de força. Seu principal diferencial é suportar altos torques e cargas de choque, proporcionando maior rendimento ao sistema de produção. 

Entretanto para que a qualidade e a durabilidade das correias Gates sejam preservadas são necessários alguns cuidados e atenção no manuseio e manutenção das correias. Entre os danos mais comuns está o rompimento das correias.

O rompimento pode acontecer por diversos motivos, sempre gerando custos com novas correias além de perda de produção e paradas técnicas indesejadas. Dentre esses motivos podemos destacar alguns:

A tensão excessiva pode causar o rompimento das correias e está relacionada com o mau dimensionamento do sistema. Nesse caso a substituição deve ocorrer levando em conta essa falha, redimensionando as necessidades do sistema e substituindo o modelo de correia por outra, com características adequadas.

A entrada de objetos estranhos no sistema também pode causar danos às correias, por isso é importante verificar periodicamente a proteção existente no sistema de forma dos equipamentos além de realizar limpezas periódicas no local.

O armazenamento ou manuseio incorreto durante a instalação das correias também podem ser causadores de quebras regulares. Uma das observações que podem contribuir com a diminuição desse problema diz respeito a conservar as correias Gates em suas embalagens originais até o momento do uso.

A manutenção periódica e manuseio adequado das correias garantem maior produtividade e durabilidade do produto, evitando comprometimentos em sua eficiência.