As correias transportadoras são classificadas em diversas formas, sempre em função de suas características, métodos e materiais de fabricação, além de suas aplicações. Vamos analisar as formas mais comuns de classificação das correias transportadoras.
Quanto ao Tipo de Correia Transportadora, elas são classificadas em Correias Lisas; Correias com Nervuras, Travessas ou Bordos de Contenção; Correias em Sanduíche; Correias Elevadoras; Correias Deslizantes.
Quanto à Forma como Operam, as correias podem ser classificadas como Correias Planas; Correias Abauladas; Correias em U; Correias em Tubo; Correias com Perfil de Centragem; Correias Circulares.
Quanto ao Ângulo de Inclinação com que Operam: Correias Planas: operam com ângulos compreendidos entre 0º e 20º; Correias com nervuras ou travessas com altura <20 mm: operam com ângulos compreendidos entre 20º e 35º; Correias com nervuras ou travessas com altura >20 mm: operam com ângulos compreendidos entre 35º e 45º; Correias com bordos de contenção e travessas com altura >75 mm: operam com ângulos compreendidos entre 45º e 60º; Correias do tipo sanduíche: operam com ângulos compreendidos entre 60º e 90º; Correias elevadoras: operam com ângulos superiores a 85º.
Quanto ao Tipo de Aplicação elas são classificadas em Correias de Uso Geral; Correias para Contacto com Óleos; Correias para Contacto com Produtos Químicos; Correias Resistentes a Altas Temperaturas; Correias Resistentes a Baixas Temperaturas; Correias Resistentes à Chama; Correias para Produtos Alimentares; Correias Anti-Estáticas; Correias Não Anti-Estáticas; Correias Condutoras de Electricidade.