Os produtos de mangueira de borracha armazenados podem ser afetados adversamente pela temperatura, umidade, ozônio, luz solar, óleos, solventes, líquidos e vapores corrosivos, insetos, roedores e materiais radioativos.
O método apropriado para armazenar a mangueira depende, em grande parte, do tamanho (diâmetro e comprimento), da quantidade a ser armazenada e da maneira como é embalada. A mangueira não deve ser empilhada ou empilhada a tal ponto que o peso da pilha crie distorções no comprimento armazenado na parte inferior.
Como os produtos de mangueira variam consideravelmente em tamanho, peso e comprimento, não é prático estabelecer recomendações definidas sobre esse ponto. Mangueiras com uma parede muito leve não suportam tanta carga quanto uma mangueira com uma parede mais pesada ou mangueira com reforço de arame. A mangueira que é transportada em bobinas ou fardos deve ser armazenada para que as bobinas fiquem no plano horizontal
Sempre que possível, as mangueiras de borracha devem ser armazenadas em seus contêineres originais, especialmente quando esses são caixas de madeira ou caixas de papelão que oferecem alguma proteção contra os efeitos deteriorantes de óleos, solventes e líquidos corrosivos; os contêineres também oferecem proteção contra o ozônio e a luz solar.
Certos roedores e insetos danificam os produtos de mangueira de borracha e deve ser fornecida proteção adequada contra eles. A mangueira com camisa de algodão deve ser protegida contra o crescimento de fungos se a mangueira for armazenada por períodos prolongados em condições de umidade acima de 70%.
A temperatura ideal para o armazenamento de produtos de borracha varia de 50 a 70ºF (10-21ºC) com um limite máximo de 100ºF (38ºC). Se armazenados abaixo de 0 ° C, alguns produtos de borracha ficam rígidos e exigiriam aquecimento antes de serem colocados em serviço.
Os produtos de borracha não devem ser armazenados perto de fontes de calor, como radiadores, aquecedores de base, etc., nem devem ser armazenados em condições de alta ou baixa umidade