Aplicação das correias sincronizadoras

As correias sincronizadoras são utilizadas para melhorar o desempenho mecânico e podem ser aplicadas em inúmeras ocasiões. Elas combinam além de tudo, eficiência e economia, o que acaba tornando o custo benefício das correias sincronizadoras maior se comparadas com as outras correias. Essa combinação além de ser boa para o bolso, também é boa para o uso, afinal as correias sincronizadoras acabam tento uma vida útil superior em relação a outros tipos de correias.

Dentre as características técnicas das correias sincronizadoras, é importante lembrar que existe uma folga entre os dentes das correias e os sulcos da polia, o que torna a qualidade da sincronização entre correia e polia maior se compradas com o espaçamento maior de outros tipos de correias, afetando até mesmo no desempenho, já que a função das correias sincronizadoras é sincronizar as correias e polias para um bom desempenho industrial.

A utilização das correias sincronizadoras é sempre verificada por uma equipe de profissionais capacitados para exercer essa função, ou seja, elas são produzidas sob altos padrões de conformidade, buscando a exatidão de parâmetros que influenciam diretamente nos resultados, por exemplo, o espaçamento entre os dentes da correia e os sulcos, sempre dentro dos limites superiores e inferiores ao estipulado, podendo isso afetar negativamente no desempenho das correias sincronizadoras.

Dentre as principais qualidades das correias sincronizadoras, podemos destacar, por exemplo, a redução de atrito nos rolamentos, que é acarretado devido as utilização de correias planas ou em “V”. Consequentemente, essa redução no atrito acaba gerando também uma utilização das correias sincronizadoras por mais tempo quando comparadas com as outras correias.