Fábricas italianas de pequeno porte afirmam que reduziram custos de mão de obra a partir da inserção de correias industriais em sua produção. Antes dessa adoção, as fábricas necessitavam de profissionais que monitorassem o comportamento de máquinas transportadoras de produtos durante todo o funcionamento, visto que era natural que algo interrompesse o processo e pudesse prejudicar toda a operação.
Após os cálculos corretos e a consultoria de distribuidores especializados em correias industriais, essas mesmas fábricas dispensaram a manutenção manual e obtiveram uma fábrica mais desenvolvida tecnicamente e com uma maior automação. As transmissões promovidas através do uso de correias industriais se mostraram mais eficientes e seguras do que as feitas sem a intervenção de correias apropriadas.
As fábricas que efetuaram essas alterações nos mecanismos operacionais afirmaram que pela falta de conhecimentos mais sólidos sobre correias industriais, muitas empresas de pequeno porte ainda fazem o uso da mão de obra tradicional, mas que a economia e a agilidade operacional que são obtidas com a implementação das correias podem solucionar os problemas presentes em muitos estabelecimentos se efetuadas com a consultoria correta e creditados distribuidores desses produtos.