A necessidade de observar as características de cada correia

Por se tratar de um ítem tão comum, as correias industriais podem ser alvo de equívocos por parte de técnicos responsáveis por implementação de projetos e de manutenção. Apesar de características aparentemente iguais, as correias variam muito em função de cada fabricante.

Um dos grandes erros cometidos na utilização das correias industriais é a não observação das características das correias, assim como de recomendações técnicas, constantes nos manuais fornecidos pelos fabricantes. Alguns critérios básicos são de essencial importância na definição da correia a ser utilizada em seu projeto.

Dentre essas características estão: Tipo de aplicação, maquinário e motor a ser empregada; potência a ser transmitida; velocidade angular da polia motora e da polia movida; a distância entre os eixos das polias utilizadas; tipos de cargas a serem empregadas.

Essas informações são essenciais para a definição das correias a serem utilizadas em seu projeto, assim como para a substituição de correias por produtos de outros fabricantes. A utilização de correias com base apenas em sua aparente similaridade pode provocar sérios problemas no funcionamento de todo o sistema, em função de quebras, deslizamentos ou mesmo danos em sistemas sincronizados.

A Bormax conta com o que existe de melhor em correias industriais, com fabricantes reconhecidos mundialmente por sua qualidade e vanguarda no desenvolvimento de produtos e tecnologias. Entre em contato com nosso departamento técnico e conheça mais sobre como podemos lhe ajudar.