Muita da economia desejada pelas indústrias em suas linhas de produção pode ser obtida com a observação de regras básicas de manutenção. Com relação as correias Gates, existem alguns comportamentos bem simples que podem contribuir muito com o prolongamento de sua vida útil. Vamos dar algumas dicas de como aumentar a durabilidade dos componentes dos sistemas de transmissão de força.
- Antes de instalar um jogo novo de correias, verifique a situação das polias utilizando seus respectivos gabaritos. Verifique também a presença de cantos vivos, material faltante nos canais, ou qualquer outra deformação existente.
- Em transmissões com correias sincronizadoras é importante verificar o desgaste da polia, medindo o diâmetro externo e a presença de Degraus nas polias. Polias com degraus sinaliza desgaste excessivo, provocando folga entre os dentes da correia e da polia. Esta folga tende a afrouxar a correia, provocando a perda do sincronismo e a possibilidade de sérios danos em alguns sistemas. As transmissões deverão trabalhar livres de atritos com peças estranhas (isto poderá causar cortes no envelope protetor de correia).
- Verifique o alinhamento das polias. Polias desalinhadas provocam desgaste excessivo e ocasionam a “virada” da correia na polia.
- Utilizar um dos equipamentos da Gates para o correto tensionamento das correias, seja o tensiômetro mecânico ou o Tensiômetro Eletrônico. Na impossibilidade de uso de uma desta ferramenta de aplicação prática, use seu bom senso (use seus olhos e ouvidos para detectar se a correia patina quando em funcionamento, aplicando-se uma força no vão da transmissão para verificar se está frouxa ou tensa demais). O melhor tensionamento é aquele ponto em que a transmissão está com o menor tensionamento sem a correia patinar. Uma transmissão pouco tensionada provoca desgaste e superaquecimento pelo atrito.
Quando supertensionada, poderá comprometer os eixos, mancais e rolamentos pela fadiga prematura. A substituição de correias sempre deve ser feita sem o uso de ferramentas que entrem em contato com a correia ou com a polia. Assim procedendo, você preservará a vida dos cordonéis e manterá as polias intactas.
Obs.: Nunca use spray ou qualquer outro produto destinado a aumentar a aderência da correia. Estes produtos atacam a borracha causando a sua deterioração. Agregam poeira e desgastam as polias.
A Bormax atua em toda a américa latina no fornecimento de correias Gates e demais suprimentos industriais. Entre em contato conosco e saiba mais.