A importância das mangueiras de exaustão veicular

A exaustão veicular em oficinas que fazem testes de veículos em funcionamento é fundamental para manter o ambiente limpo de fumaça contaminante que, se não for evitada, além causar o empoeiramento de fuligem e engorduramento do local, causa insalubridade agravando de imediato doenças crônicas como bronquite, asma, e outras do aparelho respiratório, causando também irritação dos olhos, mormente quando a fumaça é diesel.

Em situações continuadas, funcionários poderão ser afastados por doenças ocupacionais, elevando o custo das oficinas consideravelmente; pode o estabelecimento, inclusive, ser interditado pela fiscalização do trabalho e autuado conforme a lei.

Em casos mais graves de exposição continuada, funcionários poderão desenvolver ao longo do tempo, câncer de pulmão decorrente dos fumos de exaustão, conforme estudos médicos evidenciam. (American Cancer Society – “Diesel Exhaust and Cancer” – July 27, 2015). A fumaça diesel está classificada no Grupo 1 de substâncias carcinogênicas pelo IARC (International Agency for Research on Cancer).

Assim, é fundamental o correto dimensionamento de sistemas de exaustão que elimine a possibilidade de contaminação do local dos testes, e encaminhe de forma eficiente a fumaça para fora da oficina.

Para dimensionamento do diâmetro da mangueira de exaustão é necessário conhecer a vazão de fumos (em m3/s), e o comprimento da mangueira até o exaustor (com a estimativa da curvatura total da mangueira no uso, para determinar-se a perda de carga aproximada que vai servir para o dimensionamento do exaustor).

Essa mangueira precisa ser construída com materiais que suportem essa temperatura e a Masterduct® / Masterflex® garantem essa capacidade.