Os procedimentos de manutenção têm o objetivo de conservar o funcionamento do sistema de transporte de uma correia transportadora de forma satisfatória, atendendo ao propósito do sistema e prolongando ao máximo deus componentes, minimizando os custos com quebras e necessidades de trocas de componentes.
A manutenção corretiva atua de forma emergencial. Esses procedimentos envolvem a definição do problema para seu reparo e se necessário na substituição de componentes defeituosos, colocando o sistema novamente em funcionamento.
O problema desse tipo de manutenção está em seu caráter emergencial, não programado, o que acarreta paradas técnicas indesejadas e perda na produtividade, embora seja extremamente necessário.
Em outra frente encontra-se a manutenção preventiva. A manutenção preventiva trabalha de acordo com um programa previamente traçado em que são estabelecidas paradas periódicas para que sejam feitas inspeções e trocas de componentes, de acordo com pré-dimensionamento de vida útil das peças, baseadas em um trabalho de coleta de dados e engenharia de confiabilidade.
Após um longo tempo de trabalho, componentes podem entrar entrará em colapso ocasionando a parada de todo o sistema. Normalmente o sistema dá sinais de desgaste e da necessidade de manutenção. Esses sinais podem ser: vazamentos de óleo; ruídos fora do comum; vibrações excessivas; choques elétricos; diminuição de capacidade de transporte e acidentes.