A importância ambiental na aplicação correta de mangueiras

A importância ambiental na aplicação correta de mangueiras

Um aspecto fundamental na escolha da mangueira correta é determinar sua aplicação – ou seja, para qual ambiente a mangueira estará exposta. Essa exposição pode partir tanto do produto que está sendo transportado pela mangueira, como de fatores externos, produtos químicos, ozônio ou outro tipo de ambiente agressivo.

 

Em uma fábrica de aço, por exemplo, mangueiras hidráulicas estão mais vulneráveis caso não apresentem a proteção externa correta. Respingos de fusão, causados pelo processo de fabricação em siderúrgica, podem ir de encontro às mangueiras, gerando danos e falhas à espera de acontecer.

 

Outro exemplo está presente no campo, com a hidráulica móvel. Pequenas escavadeiras, equipamentos de escavação e caminhões de saneamento com braços hidráulicos podem resultar em alta abrasão do sistema. A ausência de uma cobertura externa forte abre espaço para mangueiras danificadas que carregam falhas em sua dinâmica.

 

Raio de curvatura também é um fator a ser observado, visto que, às vezes, mangueiras hidráulicas e industriais precisam passar por uma curva fechada. Detalhes como esse são cruciais para evitar possíveis prejuízos. Empresas devem constantemente fazer perguntas para garantir que a mangueira correta seja escolhida, a partir das aplicações do cliente.

 

Existem inúmeras situações e condições que devem ser consideradas para especificar uma mangueira. Em algumas aplicações, pode haver necessidade de uma mangueira dissipadora de estática para evitar o acúmulo de eletricidade estática. Cabe aos profissionais garantir que a mangueira recomendada manterá o trabalhador seguro o tempo todo.