A contaminação das correias sincronizadoras

As contaminações nas correias sincronizadoras são comuns quando a utilização das mesmas e constante e principalmente, se não é feita uma limpeza regularmente. Para identificar pontos de contaminação ou até mesmo apodrecimento da correia é importante fazer manutenções e se atentar a detalhes pequenos, mas que são fundamentais no desempenho das correias sincronizadoras.

A contaminação por líquidos pode ser feita devido a um vazamento de óleo no sistema e a percepção desse vazamento o mais breve possível pode ajudar na hora da limpeza da correia. Se pontos esponjosos ou macios forem localizados ao longo das correias é importante fazer uma limpeza, ela está contaminada. 

O acúmulo de poeira sobre as correias sincronizadoras também indicam problema e neste ponto as polias devem ser limpas de modo que nenhum detrito fique na superfície e acumule, causando uma contaminação por poeira. A identificação de uma superfície áspera sobre as correias sincronizadoras é sinal de contaminação e além das sujeiras citadas acima, outras como a ferrugem também são encontradas nos sistemas das correias sincronizadoras.

Quando algum tipo de detrito é encontrado na superfície das correias ela deve ser limpa. Caso contrário a substituição das correias é necessária para um bom desempenho do sistema.