A qualidade da composição das correias é fundamental para que seu desempenho seja sempre excelente. O arranjo das correias sincronizadoras, particularmente falando, é revestido inteiramente por borracha, que dá uma resistência elevada se comparada com correias normais.
Para que as correias sincronizadoras desempenhem um papel bom é importante que a carga que ela comporta seja bem distribuída, e esse papel é desenvolvido por fios de nylon e algodão, que servem como amortecedores para que as cargas que são depositadas nas correias sincronizadoras não sejam prejudicadas.
O objetivo da utilização da borracha na composição das correias sincronizadoras é para que atritos e dimensionamentos sejam evitados, riscos que as correias sincronizadoras estão sujeitas a passar devido a grande quantidade de carga que recebem. A utilização dos materiais sintéticos e de fibras é importante para distribuir toda a excessiva carga que recebem as correias sincronizadoras, distribuindo igualitariamente o peso por toda a correia.
Para que toda essa carga seja sempre bem transportada existem também os mecanismos projetados especialmente para cada tipo de correia, e com as correias sincronizadoras não é diferente e isso acontece através de dentes, que são revestidos com uma camada de poliamida, com o objetivo de proteger as correias sincronizadoras de possíveis desgastes.